Grupos de Trabalho
1. Relações afetivas, gênero e sexualidade
Coordenadora: Márcia Stengel (PUC/MG)
Relações amorosas e sexuais. Semântica do amor. Amor, sexo e Internet. Genderização do amor. Violência afetiva, de gênero e sexual. Identidades e direitos sexuais. Exposição do corpo e da intimidade sexual. Idealização e fragilidade do vínculo amoroso. Educação afetivo-sexual.
2. Sociabilidades urbanas e expressões culturais
Coordenadora: Jaileila de Araújo Menezes (UFPE)
Coletivos juvenis. Novas formas de sociabilidade. Culturas juvenis nos espaços públicos. Reinvenção do espaço urbano e territorialidades. Pertencimentos e rivalidades.
3A. Violência e direitos humanos
Coordenadora: Dalva Maria Borges de Lima D. de Souza (UFG)
3B. Violência e direitos humanos
Coordenadora: Maria Helena Zamora (PUC-RJ)
Violência urbana e exclusão social. Poder, excesso e destruição. Criminalização da violência. Intolerância e respeito. Direitos humanos e democracia.
4A. Mídias e tecnologias
Coordenadora: Luciana Lobo Miranda (UFC)
4B. Mídias e tecnologias
Coordenadora: Lúcia de Mello e Souza Lehmann (UFF)
Subjetividade, educação e mídia. Mídia e cultura de consumo. Jovens produtores e consumidores de cultura. Redes de comunicação e sociabilidades. Autenticidade e performance. Tecnologias digitais, vigilância e controle social.
5. Corpo e expressões de si
Coordenadora: Maria Isabel Mendes de Almeida (PUC/RJ)
Culto ao corpo e conformidade estética. Modificações corporais. Visibilidade e valor social. Precariedade afetiva e sobrevalorização corporal. Corpo e linguagem.
6A. Trajetórias escolares e não escolares
Coordenadora: Miriam Fábia Alves (UFG)
6B. Trajetórias escolares e não escolares
Coordenadora: Kátia Faria de Aguiar (UFF)
Sentidos do ensinar e aprender para os jovens. Cotidiano escolar e processos de escolarização. Diversidade sociocultural e práticas educativas. Escola e projetos de vida. Processos de desescolarização.
7. Religiões e religiosidades
Coordenador: Paulo Gracino Souza Junior (IUPERJ)
Culturas religiosas. Diversidade religiosa, tolerância e conflitos. Religiosidades, espiritualidade e estratégias educacionais. Valores, moralidade, rituais e construção de identidade. Experiências de fé e os novos coletivos juvenis. Ateísmo. Agnosticismo.
8. Sofrimento psíquico e processos de subjetivação
Coordenadora: Roselene Gurski (UFRGS)
Mal estar social e sofrimentos psíquicos. Adolescência e subjetivação. Expressões sintomáticas. O lugar do corpo e do agir. Intervenções clínicas.
9. Risco e cuidado
Coordenador: Marcelo Ricardo Pereira (UFMG)
Situações de risco e encontro com o outro. Adversidades e mecanismos de proteção. O tratamento do risco pelas esferas da saúde, educação e justiça. Responsabilidade e cuidado de si.
10. Movimentos sociais
Coordenador: Breno Marques Bringel (UERJ)
Participação social e política. Redes sociais e virtuais. Ações coletivas. Democracia. Exclusão e inclusão social. Reconhecimento social. Globalização. Ação direta.
11. Participação política
Coordenadora: Claudia Andréa Mayorga Borges (UFMG)
Partidos. Anarquismo. Transformação social. Movimentos estudantis. Movimentos sindicais. Conflitos sociais. Comportamento eleitoral. Melancolia política. Subjetivação política.
12. Relações raciais
Coordenador: Cristiano dos Santos Rodrigues (UFBA)
Relações étnico-raciais e democracia. Inclusão social. Direitos humanos. Cidadania. Ações afirmativas. Educação e desigualdades raciais. Movimento negro. Afrodescendência.
13. Juventudes rurais
Coordenador: Nilson Weisheimer (UFRB)
Jovens rurais. Invisibilidade e vulnerabilidade social. Demandas e modos de existência no campo. Educação rural e desigualdade social. Projetos de vida e migração.
14. Juventudes indígenas
Coordenadora: Lúcia Helena Vitalli Rangel (PUC/SP)
Línguas indígenas, memória intergeracional, preservação da cultura. Interação social, conhecimentos tradicionais e novas tecnologias. Participação política e empoderamento. Educação formal, integração e conflitos. Arte e manifestações culturais.
15. Trabalho e emprego
Coordenadora: Maria Madalena Gracioli (FFCLI)
Inserção e permanência no mercado de trabalho. Educação formal para o mercado. Primeiro emprego e precarização. Trabalho, tempo livre e a ocupação da vida cotidiana. Perspectivas ocupacionais e sentidos do trabalho.
16. Juventudes e cultura
Coordenador: Marcelo Tadeu Baumann Burgos (PUC/RJ)
Expressões juvenis nas diferentes esferas culturais e suas repercussões nos processos de transmissão e na formação de laços sociais entre os jovens.